Santa Cruz de La Sierra-Bolivia

34º Dia - Descanso em Santa Cruz de la Sierra - Bolìvia

Bem, acordamos prontos para conhecer a cidade. . Como estamos num alojamento perto da rodoviaria, tudo por aqui eh bem movimentado. Muitas pessoas, muitas lojas, muitos camelos.

Primeira missao do dia: cafè da manha, o chamado "desayuno"
Queriamos o tradicional misto, tradicional soh no brasil. Encontramos apenas empanados de batata, pastel de queijo, milho... padaria nem pensar! Tudo eh vendido na rua mesmo. Enquanto tentavamos descobrir qual desses cairia melhor em nosso paladar, notamos o costume do pais que de comeco muito nos estranhou: todos pegam tudo com a mao. quer um salgado? a moca pega com a mao, e te dah. vc dah o dinheiro.. ela pega.. e vc sai comendo seu salgado. De primeira, ficamos com um pe atras, por isso pulamos o desayuno, resolvemos almocar logo.

O que comer no almoco, o que comer? Nos restaurantes, a variedade era grande: pollo cozido, pollo a la broaster, pollo empanado, pollo a brasa.. pollo, como ja disse, eh frango. Doidos por um bom bife, fomos a procura de algum. Restaurante Pollo loco, Pollo Phillips, Pollo Buenissimo... varios tipos de pratos.. todos com pollo!

Enfim, achamos um com este cardapio:


Nao faziamos ideia de nenhum desses, portanto soh pedimos: carne! Ele falou: "Pacumuto vem carne, arroz e papas" Ah sim, porque alem de pollo, papa tem em todo lugar e em todo prato. O importante eh que tinha carne, entao manda um desse mesmo. Ai ele perguntou alguma coisa do arroz, que a gente nao entendeu entao apenas concordamos. Chega o prato. Um espeto destes de churrascaria para cada um, com carne e linguica. Papas e o tal arroz. Arroz normal, porem muito cozido, quase arroz liquido. O fabio comeu sem dó, acho que adorou. para mim nao bateu bem aquela testura, comi a carne e deixei o resto no prato.


35º Dia - Descanso em Santa Cruz de la Sierra - Bolìvia

O melhor de tudo sao os precos. 1 real=3 bolivianos. As vezes achamos alguma coisa cara.. dividimos por 3 e jah estamos levando!
Precisavamos ir ao centro fazer um monte de coisa... dentre elas procurar algum restaurante sem pollo! O centro bem movimentado tambem, muitos camelos!! Deixam quase intransitavel! Em uma parte, tem uma especie de feira, que vende de tudo. È o supermercado deles, pois descobrimos que na Bolivia nao hà supermercados! Alem de roupas e calcados, vendem arroz, feijao, pollo, carne, frutas... tudo ali, no meio da rua.

Outro capitulo da novela "onde e que comer". Pollo eh o que nao falta. Bem fritos, bem oleosos! E muitas papas! Comemos no "Pollo Chuy", um fast food. 15 bolivianos um hanburguer enorme, com batata e refrigerante (hanburguesa, papas e soda), que nos saiu 5 reais! Muito gostoso! Tirando que para entregar os pratos, o garcon amontoa um em cima do outro... mas com isso jah estamos quase acostumados!

Iglesia Jesuita de 1700 e alguns..



Taxi de 10 bolivianos para o centro (que nao deu nem 4 reais..)


36º Dia - Descanso em Santa Cruz de la Sierra - Bolìvia

O bom de ficar mais tempo em uma cidade, eh que voce vai conhecendo melhor, e quebra primeiras impressoes. Percebemos que onde estamos hospedados (perto da rodoviaria), eh onde transita a classe mais baixa de Santa Cruz... Por isso tantos camelos, tanta bagunca, comida no meio da rua e maos na comida...

No outro lado da cidade, casas imensas, carros importados... restaurantes chiques e maos na comida! Sim, porque costume eh costume. Fomos em um fast food super chique, 25 bolivianos o hanburguer (que de comeco eh caro, mas logo dividimos por 3). Atendentes muito educados, tudo bem limpinho... e mao na minha batata! Mas a gente nem preocupa mas com isso. Assim que chega o prato do fabio faco questao de enfiar o dedao no sanduba dele "uma pessoa que tu nem conhece jah enfiou, e eu tu vem reclamar?"


37º Dia - Descanso em Santa Cruz de la Sierra - Bolìvia

Passei a informacao errada. Disse que na Bolivia nao tem supermercado. Mas tem sim, dois! Um em La Paz, e outro em Santa Cruz. Assim que descobrimos fomos la! Sim, mas se parece com uma loja de conveniencia de posto... mas o importante eh que tinha jamòn, queso e pan (presunto, queijo e pao), para podermos preparar nosso proprio desayuno. Pegamos algumas coisas mas, como miojo, ovos, cerveja e chocolate. Tudo deu 30 bolivianos. Divida por 3!

Bem, mas cada dia que passa a cidade estah ficando melhor. Descobrimos restaurantes melhores, que servem coisas alem de pollo e mais higienicos. È mais caro, mas é so dividir por 3.



Nao sei o nome desta àrvore, mas hà muitas pela cidade, e estao todas florindo.. um espetaculo! Aqui hà muitas pracinhas.. e sao todas bem arrumadinhas!


38º Dia - Descanso em Santa Cruz de la Sierra - Bolìvia

Queria tirar muitas fotos, mas nao vou ficar dando uma de turista por ai neh. Queria muito tirar fotos de senhoras bolivianas bem tipicas daqui. Hà delas por todas as partes. Cabelos bem compridas feito em duas trancas, usam saias de veludos, chapeu e avental. Estao sempre com muitas sacolas e trouxas. Muitas vezes estao com criancas bem novinhas, que creio serem netos. Mas eh muito legal ver que hà quem zele pela cultura de seu pais!

Consegui tirar a foto desta, que nao esta a risca, mas tah valendo.


38º Dia - Descanso em Santa Cruz de la Sierra - Bolìvia

Aqui hà muitas criancas. E elas sao muito fofas, pelo biotipo daqui. Todas com cabelo lisinho, moreninhas e olhos puxados. Zenti! Ai eu falo com elas, soh que falo em portugues mesmo.. e parece que elas entendem... crianca neh! Uma graca..
Bem, o negocio eh que chegamos no centro, e descobrimos que eh Dia das criancas! Muita gente na praca, muitos baloes e palhacos. Na frente dos restaurante, adultos fantasiados de pollo para animar a criancada. Na praca, criancas brincando para todos os lados. "una paloma, una paloma!" e eu pensando que era comigo....

Zenti!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Depois conto mais.
Hasta luego!

10 comentários:

Diários de Uma Bicicleta disse...

gosteeei.

Anônimo disse...

Poxa vizinha, você nunca mais vai querer ver frango na vida heim!!!!
Quando tu voltar bora fazer aquele macarrão... E vamo pegar tudo com a mão!!!!
=*************

Simone disse...

Oi!! Muito bom!! ADOREI!! Boa sorte p/ vcs!! Bjs!

Anônimo disse...

como é bom conhecer outras culturas né....só isso ja vale a pena.Bjs Céia

Anônimo disse...

ô... :]
as ruas parecem tão bonitas e coloridas.

o Antônio (o porteiro pai do Henrique) mandou avisar da gripe suína, que já atacou o México. vcs tão sabendo?


besos!

Anônimo disse...

intaum, a gripe suina, cuidado viu, num fike perto das pessoas aparentemente doente, pode ser a gripe suina. Boa sorte pra vcs e cuidado, vaum pela sombra, saudades!!!!
\o/
=*****
thata

Tael Michael disse...

Então, vai morar aí agora? rs... tô de sacanagem... descanso mais que merecido. E como vcs tão fazendo pra trocar a grana? Tem casa de câmbio??? Show demais a trip!!! Grande abraço!

Anônimo disse...

Deve ter sido uma linda viagem, mais é maldade falar que só há 2 supermercados, so em Cochabamba eu conheço 3 (que para o tamanho mda cidade esta bom), mais deve ser a falta de tempo de conhecer mais e melhor...uma dica???Cochabamba e Tarija ao Sul da Bolivia, esta última é uma cidade pequena mais muito vistosa e alegre...espero o proximo descanso seja melhor...Jú

Anônimo disse...

Quando for a santa cruz vá a rede de supermercados hipermax ,eles possuem praça de alimentação,um dos restaurantes servem bife grelhado ,possui caixa eletronico e outros serviços.........

Anônimo disse...

Vc poderia passar o nome dos bons restaurantes em Sta Cruz?

Postar um comentário