Santa Cruz-BO a Mayrana-BO

40º Dia - El Torno-SC-Bolìvia (40km)

Depois de muitos dias parados, saimos de Santa Cruz. Ainda nao pedalamos direito na Bolivia, por isso nao sabiamos o que nos esperava na estrada. Caminhoneiros, taxistas e motoristas loucos por velocidade, sedentos por finos e ziguezagueando na estrada? que nada! isso eh coisa de brasileiro. Quase todos que passaram por nos na estrada fizeram o que nenhum no Brasil fez: quando vao cruzar dois carros, eles param, ateh que voce passe. Sim! param o carro! ato impossivel para o mais responsavel e bondoso dos brasileiros.

¿Hay un quarto matrimonial?


41º Dia - Barmejo-SC-Bolìvia (50km)


E comecamos a subir os Andes! A estrada eh linda, muitas montanhas, e voce se sente uma formiguinha diante delas. Fomos a estrada inteira do lado de um rio, o que deixou o pedal muito mais divertido. Durante o dia de pedal, sempre paramos mais ou menos de hora em hora.. pra comer uma fruta...fazer um alongue, tirar uma foto ou dar uns beijinhos. Ai escolhemos uma sombrinha e paramos.


Pensamos que iamos chegar em Samaipata hoje, mas nao teve jeito. Paramos em um povoado que nao estava no mapa: Bermejo. Nao havia qualquer tipo de albergue, mas fomos bem recebidos por uma familia. Conhecemos os niños Carim e Miguel, que nos contaram varias coisas e nos fizeram varias perguntas. Acordamos com um saudoso "good morning!".


-como sao as pesoas no brasil?
-no brasil hà gente de todo o tipo, nao è como aqui que sao todos parecidos.
-ah negros como nos?
-voces sao morenos! lah tem negros que sao bem mais escuros..
-mais escuro? nossa!
- e lah as mulheres querem ter o cabelo liso igual o de voces, por isso passam ferro na cabeca pra esticar
-creeeedo!


42º Dia - Samaipata-SC-Bolìvia (50km)

Dia cansativo. A subida pra valer comecou hoje. E nao eh subidinha nao... eh aquelas de dar saudade de casa. Mas como toda subida, a paisagem gratificante. Montanhas enooormes! Estamos subindo os Andes!!!
No caminho, nos deparamos com uma cachoeira. Claro que resolvemos dar uma pausa no pedal, dar um mergulho, nadar um pouquinho... Pagamos os 10bs, e entramos. Eh, cachoeira tinha... Quer dizer, uma quedinha dagua, que nao formava poco, por isso nao dava pra nadar. Tentamos dar uma molhada na cabeca, mas soh serviu pra encher nosso cabelo de areia.


Bem, saimos de lah, e seguimos rumo a Samaipata. Chegamos lah no fim da tarde, depois de muita subida. Com a ajuda de um amigo boliviano, chegamos ao El Jardin, onde pegamos un quarto com baño compartido. Mortos de fome, fomos atras do que comer e nos deparamos com o frio de 10º. Estamos a 1600m de altura!

43º ao 46º Dia - Samaipata-SC-Bolìvia (Descanso)

Samaipata eh uma cidade turistica da Bolivia, onde vem turistas de todo o mundo. Nosso camping em especial, eh o point dos mochileiros do mundo. Temos vizinhos holandeses, franceses, israelense, espanhois e tudo que tiver direito. Passamos um pouco de dificuldade de comunicacao, pois tem gente que nao entende nada que a gente fala, e a maioria fala muito rapido, ai nao tem jeito. Mas a gente dah jeito.



¡Vizinhos!


Samaipata eh uma das cidades da rota dos guerrilheiros do Che, e foi aqui perto que mataram Che Guevara. Aqui hà o maior centro arqueologico da America Latina, e mais caro tambem, por isso nao entramos.

Por ser uma cidade muito aconchegante, gelada, e montanhosa, ficamos uns dias por aqui.
Estamos comecando a se adaptar ao cardapio do pais. Ja sabemos que o cafe da manha que queremos, nao encontramos, entao estamos fazendo. Compramos pan, huevos, queso, jamòn, leche, e pronto. Mas cada coisa comprada em um lugar, e achada com muito sacrificio.
Janta tambem. Compramos macarrao, extrato de tomate, batatas, tomate e cebola e pronto! Agora eu jah nao como mais pollo as 8h da manha.

Escalou a bicicleta em 2s e nao queria descer de jeito nenhum!


47º Dia - Mayrana-SC-Bolìvia (25km)

Depois de tanto tempo parados, seguimos! De comeco, uma subida de 10km. Subimos, subimos, subimos... pra depois descer quase tudo. Eu acho uma sacanagem, mas num dah nem pra reclamar. No final da descida havia uma cidade. O tempo estava bem fechado, entao resolvemos ficar por aqui mesmo.


8 comentários:

Rodrigo V. Ultramari disse...

Olá, meu nome é Rodrigo, sou de Curitiba. Pedalo ha anos mas só este ano iniciarei (de leve) no cicloturismo. Conheci os blogs de vocês hoje ... Parabéns pela iniciativa, estou hipnotizado lendo seus posts e os do Fabio.

Boa viagem e aproveitem!

ah, em La Paz, compre peças de prata (brincos, correntes, gargantilhas, etc), tudo muito barato!

Simone disse...

Paloma, to aadorando seus posts....continue atualizando...Bjs!

Anônimo disse...

Hummm, arrumou novos vizinhos no camping!!!
Só não esquece dos antigos!!!!
Beijão e boa viagem!!!!

jhp disse...

estou em taubate acompanhando a viagem e torcendo por voces...emocionante, boa sorte.

Anônimo disse...

Adorei o gatinho,acho que ele ficou louco para ser um de vocês... diga-o que o convidei para vir ao Brsil!

A, amei as crianças, são belas e não percam a opotunidade de ecutá-las!

Beijos

Mamis

Tael Michael disse...

Wow!!!! Depois dos seus posts meus companheiro aceitaram ir pela Bulivia tumbem!!! Palominha, muito toda, muito tora mermo... Grande abraço e vai anotando onde não tem gasolina.... rs...

Anônimo disse...

traz esse gato pra mim! o atum tá precisando de amigos. :~
nossa você falou em macarrão, a gente precisa reviver os tempos de macarrão com creme de leite e salsicha.

:**



Karol.

Anônimo disse...

Paloma adorei o gatinhoooo...que fofinho...Bjs fique com Deus!Céia

Postar um comentário