Campo Verde-MT a San Matias-Bolivia


19º Dia - Posto Tio Maninho - MT (70km)
Saimos de Primavera do Leste, depois de dois dias de descanso, prontos para 100km ate Campo Verde. Na metade do caminho, o Fàbio teve problemas com a garupa. Tentou arrumar, nao conseguiu. Vamos entao pedir carona! Quem disse que para? se dependesse desses fazendeiros de 4x4 ou caminhoneiros de baù vazios, estavamos lá atá agora. bem, como o fabio eh mestre de gambiarras e todo mundo sabe disso, ele deu uma amarrada na garupa com uma camera de ar e seguimos a procura de algum lugar para dormir. Assim chegamos no posto Tio Maninho.




20º Dia - Campo Verde-MT (40km)


Assim como Primaverda do Leste, Campo Verde tambèm eh uma cidade com ¨turismo de negocios", e por isso tudo muito caro. Como em cidade nao acampamos, e queriamos um conforto maior, fomos a uma pousada, cara pra caramba e com essa ventilacao:



"Sim, o quarto tem janela e ventilador!" O ventilador nao funcionava direito e essa janela era lacrada com vidro.

21º Dia - Chapada dos Guimaraes-MT (73km)


Sonhando com a Chapada, saimos logo. Seria um trecho longo e provavelmente com muitas subidas por ser chapada.


No comeco, muitas descidas, o que adiantou bastante o pedal. Atè a gente se deparar com a placa: Mirante a 37km. Ou seja: subidaaao! Mas e quem liga pra subida quando se tem a sensacao de ter subido aos c'eus? A paisagem mais linda da viagem. Mas nao foi possivel curtir como anonimos. Ponto turistico... feriado... cidade cheia.. turistas cheios de curiosidade e m'aquinas fotografica a postos. So faltamos dar autografos! fotos e gente para todos os lados. Ainda bem que chegou a Aurora (senhora cicloturista) e roubou a atencao, ai quem ficou famosa foi minha bicicleta:





22º ao 25º Dia - Descanso na Chapada dos Guimaraes-MT

Como tudo eh muito caro, acampamos todos os dias. Muito mosquito, estamos cheios de picadas. Ficamos num camping com cachoeira, pra nao ter que ficar perambulando muito por ai. Nao conhecemos muitas cachoeiras, ate porque o parque nacional esta fechado.


Bem, cicloturista também aproveita feriado!




Macarrao com queijo, batata plaha, molho de tomate, legumes em conserva e atum.

Abordados em todo lugar! "de onde vem, pra onde vai?" Ó o Fabim ali no meio!


Descanso para os pés!

26º Dia - Cuiabà (67km)




Cuiabá eh uma depressao. triste nao, estou falando do relevo. Portanto o pedal de hoje foi so descida. vista linda, paredoes vermelhos gigantes, nunca vi coisa maior. Mas dà muita pena de freiar na descida so para tirar foto. Inclusive deixamos de fotografar muita coisa por causa disto. dá um trabaaalho, parar a bicicleta, pegar a maquina na mochila....


Chegamos em cuiabá! Acho que a melhor parte do dia eh quando estamos chegando na cidade, depois de tanto asfalto a perder de vista, vemos as construcoes de longe.

Cidade grande! predios, ha quanto tempo nao via um predio? Shopping, viadutos e Mc Donalds. Ai eu lembrei de quanto cidade grande eh diferente. gente apressada, antipatica, vendedores te atendendo com carranca... tudo bem, é o mundo material.


Ai a gente tinha duas casas prometidas. Mas as duas furaram... ai relembramos o quanto cidade grande eh diferente. gente mesquinha, preconceituosa.. tudo bem, é o mundo material.




27º Dia - Descanso em Cuiabá

A cidade eh muito quente! nao venta, e o sol eh de 40º. como bom quebrados que somos, pegamos um quartinho barato, sem janela.

Passamos o dia todo pra lah e pra ca de bicicleta. O transito eh louco, muitas ladeiras. A cidade eh bem antiga. muito diferente de brasília. O sotaque daqui eh muito engracado! A noite fomos nos los hermanos cover (leia los herlmanos coverl, no sotaque daqui)



28º Dia - Posto Pantanal (40km)

Saimos tarde de Cuiaba. Chegamos no posto Pantanal umas 14h. O proximo posto ficava ha 80km, portanto armamos acampamento por la mesmo. Como aqui faz muito calor, armamos as redes para passar a noite, alem de ser muito mais pratico.






29º Dia - Posto 120 (80km)

Dia cansativo, sol quente! A noite, mais calor ainda. Dormimos de rede de novo!




30º Dia - Posto do Fábio-MT (55km)

Saimos antes do sol nascer, para conseguirmos fazer 100km e chegar em Caceres. 11h chegamos em um posto para tomar uma coca. A moca foi super gente boa com a gente, sentamos na sombrinha e nao conseguimos mais levantar. ficamos por ali mesmo! jogamos sinuca e bebemos cerveja, jah que ninguem eh de ferro.



31ºDia - Pousada do Rio Jaurú-MT (87km)

Passamos por Caceres, pegamos a permissao de saida do pais, e seguimos. Chegamos a 40 km antes da fronteira. Queriamos esticar, para chegar na Bolivia logo hoje, mas nao eh bom ficar andando por ai na rota de trafico depois das 3h da tarde, neh? O senhor Wilson nos cedeu gentilmente um de seus quartos, fizemos um macarrao que tinhamos por sorte, pois nao havia onde comer. E amanha iriamos fazer 40km sem nada no bucho, nao fosse as laranjas que o Wilson deu pra gente.



32º Dia - San Mathais - BO (50km)

De barriga vazia, fomos fazer os 40km, que na verdade eram 50! mas estavamos tao empolgados em cruzar a fronteira que a fome ateh ficou de lado. Atravessams a fronteira, e nem pediram documentos! 10km de terra ateh chegar na primeira cidade. barro fofo, sabe? Paloma ao chao. Joelho ralado. O encaixe do pe ajudou a cair, mas tb me ajudou a continuar, pois dava pra pedalar com uma perna so.




Cidade bem humilde, muita poeira. Bolivianos bem caracteristicos, pele bem escura, e cabelos pretos e lisos. Olhinhos puxados. Falam muito enrolado, nao da pra entender nada! Mas a gente se vira.



por ser fronteira, aqui ainda eh caro. Eles apelam quando veem que eh turista neh.. almocamos pollo con arroz e papas(frango com arroz e batatas) 10 bolivianos, tomamos um refresco de caramelo, que nao sei o nome. Ele fica num cooler termico, sabe? ai ele so pega a caneca que fica dentro e poe no copo, de graca!


O primeiro hotel a gente nunca esquece:
-hay un quarto?
-baño privado ou comun?
-han?
-quieres baño conpartido?
-hum...tanto faz!?


ai aos poucos a gente vai pegando. jah sabemos que nao se usa muito hola, nem gracias, e eh o que a gente mais usa! quando a gente descobrir como eh que fala eu conto. eu sei q tchau eh tipo "yaya"

"¿és una television?"




33º Dia - Santa Cruz (+- 700km)

Bem, descobrimos que nao teria afirmamento(asfalto) nos proximos 400km, por isso decidimos pegar onibus. Uma que a nossa bike eh horrivel pra trilha, trilha tira muito o rendimento, e nao haveria nada neste trecho, nem agua. Outra que tah mais que provado que nao paro em cima da bicicleta em estrada de chao. Bem, tomamos cafe com muita dificuldade, pois nao tem padarias por aqui. soh tem gente vendendo uns tipos de salgados no meio da rua. "Con aji ou sin aji?" picante!


Iamos até San Ramon, pois a partir de la teria asfalto, mas vimos que o preco ateh santa cruz era o mesmo, e 300km a mais. Entao decidimos ir pra santa cruz mesmo. Subimos no onibus sem se tocar aque a viagem seria de quase 20h. Longa! Passamos por algumas cidadezinhas, muita estrada de chao, e eu ia agradecendo a cada momento por nao estar pedalando naquela estrada. Muita poeira, muito barro! chegamos em santa cruz imundos! a cara marron de tanto barro.

Nas paradas, o motorista fala "15 minutos!". quem nao esta no onibus na hora da saida, fica pra tras! dessa vez quem ficou para tras foi uma mulher. Uma mulher com um recem nascido, e o bebe estava no onibus. todos gritaram "la madre do bebe, la madre!" algo assim. Ai ele esperou.
O bichinho foi a viagem todinha ai e ainda ficou sem mae por uns minutos.


Chegams em Santa Cruz as 4h da manha e fomos atras de um alojamento. Todos nos atendendo com cara de sono, e nao entendiamos nada que ninguem dizia. Ai achamos um por 40 bolovianos(divida por 3 para ter real) con baño comun e cama matrimonial.



.....................................................................


Vou tentar postar mais vezes, me desculpem a demora. Obrigada por todos que visitam, e ainda mais para os que deixam recados e dicas.


besos!


12 comentários:

Simone disse...

Quantas emoções heim!! To adorando acompanhar vcs! Mas tomem cuidade...país estranho, sem enteder a lingua...nao deve ta sendo fácil! Bjs!!

ceia disse...

oi!!!!cuidado com a perna,fica mais de repouso.To curtindo muito esta aventura de vcs, fico doidinha pra vcs atualizar o blog...
acabei de falar com sua mae.Bjs fiquem com DEUS!!!!!

Tael Michael disse...

Show demais Palominha!!! Não sabia que vocês iam pela Bolivia... mas ponho fé! Vai olhando pra mim onde tem trecho com mais de 200km sem posto de gasolina... rs... Beijo grande, pra vc e pro Fábio...

lobosolitario disse...

To viajando na historia de vcs....muito bacana mesmo ahhhhhhhh cuidado com assaltos pois ja rodei pela America do sul de moto e o risco de assalto e enorme procure andar na parte da manha evitando a tardezinha e noite....abração

Franco

Anônimo disse...

Hola Vizinha, como estás?!!!
Altas aventuras heim, num fica demorando a postar não, sei que é dificil arrumar internet no meio do mato e as vezes bate aquela duvida - "procuro internet ou agua?". Mas tamo ae, qualquer coisa é nois!!!!
Besitos!!!!

Thais disse...

tadinhu du bebe!!! pelo menos foi confortavel neh!!!po baxinha tu nem contou que caiu nu meio da estrada!!!e essas redes?? nem da pra durmir!!!!mas boa viagem e toma cuidado hein, saudades!!!
=****

Edu disse...

Hey Chica!
Hola que tal?!
;D
Desbrave!!!
Bom demais curtir a trip de vcs.... tô aqui na nostalgia.... mas hj vamos pra São Jorge, reabasteger as energias!

Vibração total!!!

SIGA!!!!!

Dr Fredy Luna disse...

Hola
Saludos desde Uruguay, felicitaciones por el emprendimiento, y gracias por compartir sus experiencias.
Suerte

nathália disse...

Palombrinha! =) tão lindas as fotos, e os comentários são os melhores! Vi o outro blog q vc passou pra gente tb.. MAs massa demais tudo, deve ta sendo otimo!
To aqui torcendo, pra dar tudo certo!!
beijao! (nathi johnson)

Tiago disse...

Palominha!
Muito legal a viagem, poxa.. dava pra fazer um documentário! heheheheh
toh acompanhando direto o seu blog e o do Fábio!
boa sorte pra vcs! Se divirtam!

Anônimo disse...

tá mto massa o blog!! parece um filme!
\o/

o papai tá cantando o tempo todo
"enquanto esse velho trem atravessa o pantanal..."
conhece?? q fala dessa cidade.. "rumo a santa cruz de la sierra.."

beijos da dinga, blink e serena

Lucas Ninno disse...

Opa, e aí galera! Poxa, desculpa ter furado a hospedagem de vocês aqui em Cuiabá...eu esperava que entendessem a minha condição de estar fora das 7 da manhã às 10:30 da noite...mas cidade grande é assim mesmo. Só queria dizer que não fui mesquinho nem preconceituoso, afinal liguei pra vocês, agilizei tudo e consegui bastante coisa lá na Chapada né não? Tentei ajudar até onde eu podia...mas se mesmo assim não agradei, só me resta pedir desculpas e esperar que vocês se lembrem das partes boas.

Postar um comentário