Machu Picchu!

98ºDia - Juliaca-PU-Peru (45 Km)

Depois de passar mal da barriga e guardar leito por 2 dias, saimos de Puno. Subida ingrime para sair da cidade, como toda cidade andina. Vendo Puno de cima, nos despedimos do Lago Titicaca.

99ºDia - Pucarà-PU-Peru (63 Km)
Apesar da estrada muito ruim e cheia de buracos, o pedal estava rendendo bastante, por ser basicamente plano. Pensavamos que nao ia chegar a tempo em Pucara, proxima cidade com alojamento... mas mantendo uma media
boa , comendo e parando regularmente, chegamos!

100ºDia - Ayaviri-CU-Peru (31 Km)

Cedo chegamos em Ayaviri e logo descobrimos que a cidade estava em festa, po
is os alojamentos usavam essa desculpa para os precos altos. A festa em homenagem ao povo Aymarà... uma cultura pre-colombiana existente ate hoje no Peru, na Bolivia, no Chile e Argentina. Entao tinha gente de todos os lugares, muita danca e musica. A noite fomos a praca ver apresentacoes bem tipicas. lindo!

101ºDia - Ayaviri-CU-Peru (Descanso)

Acordamos com o som dos tambores. A cidade esta em festa!!!
Muita gente na rua, crianca, camelos, politicos, cholas, cholos!
Logo cedo o Fabio decidiu: Vou postar no blog. E essa decisao eh uma decisao muito seria. Como eu nao estava preparada para dar um rumo assim ao meu dia... decidi postar depois.
O Fabio foi para a lan, e eu para as ruas ver o desfile. A coisa mais linda! Crianca
s de todas as idades, todas bem uniformizadas. Politicos, governadores, prefeitos... Bandas! Muito bonito mesmo. Queria ter fotografado tudo, mas a maquina estava com o Fabio.

Entao como eu nao tenho nenhuma foto da linda festa, tai a foto da mesa do nosso quarto, com as nossas comidas basicas de cada dia.

102ºDia - Cusco-Cu-Peru(200km de onibus)

Estavamos saindo rumo a Sicuani, quando descobrimos que amanha a estr
ada fecharia de novo, por conta de umas revolucoes que o povo tah fazendo para melhoria do asfalto. Estrada fechada, viagem atrasada. Teriamos que ficar 3 dias em Sicuani para esperar a estrada abrir. Sem tempo, e apressados para chegar em Cusco, tomamos a grande decisao: Onibus atè Cusco!!!!!

Chegando em Cusco, nos deparamos com varias bandeiras do Orgulho Gay. Ai eu lembrei que dia 28 de junho eh dia do Orgulho Gay. Entao tava explicado... E ta que aumenta bandeira... eh bandeira nos bancos, eh nas farmacias, eh nas igrejas.... po! ateh nas igrejas?! Ai a gente descobriu que essa na verdade eh a bandeira de Cusco!
Oti!

103º a 105ºDia - Cusco
Cusco é uma cidade deslumbrante. Ruas de paralelepipedos, igrejas enormes.... tudo no bom estilo colonia espanhola. Muitos gringos nas ruas... muitos! Cidade muito limpa...muito organizada... policiais por todas as partes, e eles sao muito simpaticos!

Fomos coonhecer a catedral Qorikancha. Hoje uma igreja catolica de ordem dominicana, com cultos toda semana, e museu todos os dias. Antigamente, um importante templo Inca, sendo tomado pelos espanhois na epoca de dominacao, e transformado em igreja catolica.

106º Machu Picchu!!!!

Acordamos cedinho e fomos direto para a estacao de onde saia o onibus para Santa Maria. Chegando la o onibus ja estava lotado, mas a mulher foi gente boa e disse que a gente podia ir em pé. "Sao só 6 horas de viagem!"
Mas preferimos uma Van que estava saindo, 10 soles mais caro, mas a gente ia sentadinho. Fomos no banco da frente, admirando
a paisagem. Que paisagem! Picos nevados, montanhas gigantescas... Muitos vales! Cuzco esta a 3600m de altura, e Machu Picchu a 2400... ou seja: Pura descida!! E pra variar fomos a viagem inteira pensando como seria bom ir de bicicleta...

Em Santa Maria, almocar e pegar a Van para Hidreletrica. Caminho emocionante! A estrada na beira do penhasco... e abaixo do penhasco o rio Urubamba... entre aquelas montanhas enormes... Incrivel!!!

A 15h da tarde chegamos na Hidreletrica. De Hidreletrica para Machu Picchu Pueblo a unica forma de ir é de trem, pois nao tem estrada, nem de terra. De trem ou a pé. O trem custa 17 dolares.... fomos a pé. Junto com uns franceses e umas alemas, partimos para os 10km de caminhada, rumo a Machu Picchu Pueblo.

Caminho longo, e muito agradavel. Sempre seguindo o trilho do trem, viamos no horizonte as montanhas e ruinas de Machu Picchu.

Chegamos em Machu Picchu Pueblo. Cidadezinha magica, entre as montanhas, cortada pelo rio Urubamba. Muitos gringos, hoteis para gringos, restaurantes para gringos e pracas para gringos. Mas tambem tem o lado simples. Preferimos este!

Compramos o ingresso para a entrada em Machu Pichu, e fomos dormir cedo para aguentar o dia de amanha.

107º Machu Picchu!!!!!!!!

5:30h da madrugada estavamos na fila do Onibus que leva ate Machu Picchu. Ja haviam varios gringos, e ficamos com medo de perder o nascer do sol naquela fila. 5:45h chegam varios microonibus, e logo saem repletos de turistas. Muita subida, os onibus somem no meio das nuvens.
Chegamos em Machu Picchu, o tempo com muita neblina, nao se via nada do parque, nao dava nem pra ver que era Machu Picchu.

Vista lá de cima.

Neblina.

Pegamos um guia e ele nos levou as ruinas, contando varias historias sobre o Imperio Inca.

Bem, para quem nao sabe Machu Picchu è conhecida como a "cidade perdida dos Incas". Foi uma cidade encontrada no ano de 1911, porem desabitada desde a epoca da dominacao espanhola, no seculo XV.

Beleza extraordinaria, pedras gigantesca moldadas como se fossem massinha. Tudo bem planejado, bem organizado, e parece que voce ve a sociedade Inca trabalhando e vivendo no meio daquelas pedras.

Como nao podiamos perder a oportunidade, subimos no topo da Wayna Picchu, que eh a montanha da cidade Machu Picchu. Fomos lá, até a ponta do nariz. Ponta do nariz porque a WaynaPicchu eh no formato de um rosto humano.

Passamos o dia inteiro lá, subindo e descendo pedra...sentados no gramado, olhando as montanhas. No meio de lhamas, chinchilas, passarinhos. Lindo!

Subida da Wayna Picchu

Camilo. Amigo colombiano... dentre muitas semalhancas com a gente... cicloturista! Co
mo ele diz: "Muy lindo!!!"

Sem vontade de ir embora, descemos e subimos mais escadas, sentamos no gramado... e de novo, e de novo e de novo...

3h da tarde nos despedimos. A descida até Macchu Picchu Pueblo era longa. E dessa vez nao iamos de onibus, mas sim andando.

2h descendo, chegamos na cidade. Mortos de cansados, mas com uma sensacao inexplicavel. Machu Picchu é magico, é surreal. Tem uma energia muito forte, e muito boa. Da vontade de ir todos os dias, de morar lá. Nem que seja pra ficar o dia inteiro só olhando aquelas ruinas, que uma dia foi uma cidade de um povo tao organizado, tao trabalhador, tao espiritualista... e tao misterioso.

Conhecam Macchu Picchu!!

108º Cuzco.

Acordamos com saudade de Machu Picchu, mas nosso destino era o caminho de volta para Cusco.

As 11h saimos para 2h de caminhada até a Hidreletrica, pela linha do trem. Logo saindo da cidade encontramos Camilo, o cicloturista colombiano. Tambem estava indo para a Hidreletrica com outros amigos americanos. Fomos todos juntos!

Muita conversa, varias lingua... nadamos no rio Urubamba para descansar. gelado!!!
Encontramos outros mochileiros uruguaios que tambem seguiram com a gente.
Muitas nacionalidades, muitas coisas em comum.

Chegando na Hidreletrica, Van para Santa Teresa. Em Santa Teresa resolvemos dar uma parada nas Aguas Termais que tem por lá. Perfeito!!!! Com as pernas doloridas do dia anterior e da caminhada, ficamos de molho nas aguas quentes das piscinas no meio das montanhas... voce se sente no ceu!!!!

2h de descanso... Van para Santa Maria. Santa Maria jantamos.. e fomos todos juntos num onibus para Cuzco. Chegamos em Cusco as 4h da manha... quase 0º de temperatura. Voltamos para os 3600metros!!!

109º Cusco
Nos encontramos na Plaza das Armas com os amigos que fizemos em Machu Picchu. E a gente tudo junto, rindo e falando alto, atraia outros viajantes. Argentinos, israelense, franceses.... e acabamos ficando um grupo enorme, sentados no meio da praca, conversando em todas as linguas.
Aniversario dos irmaos gemeos americanos fomos a pizzaria comemorar. Depois, um Pub. Fomos embora quando o Dj colocou a "Danca da maozinha" pra tocar.

Criancas peruanas interagindo com os gringos.

........................................................................................................ Muitas emocoes!!! Muito obrigado quem ajudou a gente a tornar Machu Pichu possivel. Fizemos da forma mais economica, e ainda assim eh muito caro. Mas a experiencia que tivemos nao tem preco, e vamos leva-la para o resto da vida. Assim como nosso agradecimento a voces! Fooooooooda!