Oruro a La Paz

78ºDia - Oruro-OR-Bolivia (Descanso)


Oruro, a capital mais diferente atè entao. Muita desorganizacao, muitos camelôs na rua, muitas lojas, muita gente... muito cachorro! acho que tem mais cachorro que gente. E sao cachorros de grande porte, sabe? Ficam por ai... virando latas, latindo pros outros... tomando conta da rua! Tem husky, tem rotweiller... jà vi dois baset por ai! E eles convivem pacificamente com os humanos. È cachorro dentro da lan house, cachorro passeando no restaurante... carros freando para cachorro passar... criancas abracadas com cachorros!!! ê alegria!!!

Queria colocar muitas fotos da cidade, e contar mais historias. Mas gravamos todas as fotos num CD, e enviamos o CD para La Paz. E sem fotos nao lembro mais de nada, sò dos cachorros.
Saìda de Oruro


79ºDia - Caracollo-OR-Bolivia (37Km)
Depois de 3 dias de descanso em Oruro, seguimos. Saimos as 14h de Oruro, por isso nao pudemos ir tao longe. Asfalto bom, asfalto plano, as 16h jah estavamos em Caracollo. Recebidos mais uma vez pelas criancas (elas fazem uma festa pra gente que soh vendo), ficamos no unico alojamento da cidade. Neste alojamento, foram as criancas que nos mostraram o quarto, as criancas que nos serviram a janta, as criancas que varriam o chao. Aqui na Bolivia eh muito comum ver criancas trabalhando e fazendo servico de gente grande. E è normal. Nas bancas, criancas passam o dia todo atras do balcao... no onibus, criancas que gritam o destino. No restaurante, criancas te trazem a sopa.
mas ai elas param e assistem Chavo!


80ºDia - Konani-LP-Bolivia (40Km)

Saimos mais uma vez tarde e ao chegar em Konani resolvemos parar, pois nao sabiamos a quanto estava o proximo pueblo, e se nele teria alojamento ou comedor.
Na cidade haviam 4 alojamentos, mas 2 estavam fechados e os donos sò chegariam mais tarde (?), e 1 a moca nao gostava de ciclistas. Queriamos muito um alojamento com chuveiro, pois o de Caracollo nao tinha, e por isso dormimos sem banho. Mas sò restando uma chance, com chuveiro ou sem chuveiro, tinha que ser aquele mesmo. O senhor foi muito simpatico com a gente, disse que poderia colocar a bicicleta là em cima sem problema e tudo mais.

-pero...hay baño?
-no...no hay baño..
por um momento pensei que ele dizia que nao havia banho... mas ai pensei em espanhol e vi que nao havia banheiro mesmo. Com banheiro ou sem banheiro... tinha que ser aquele mesmo.


A placa indicava "-Laguna". Nao sei o que è nem o que foi, mas de longe parece um mini salar.


Em frente a janela do alojamento era o ponto de parada de onibus. Ficavam vàrias mulheres vendendo de tudo, mas principalmente uma coisa que atè agora ecoa na minha cabeca:
-Chicharrón de pollo, Chicharróóóóóóóón! (pedacinhos de frango torrados)


81ºDia - Tholar-LP-Bolivia (78Km)

Dispostos a fazer 70km atè Ayo Ayo (proximo pueblo um pouco maior), comemos uma sopa com muita carne logo pela manha. Com 30km chegamos a Sica Sica, um pueblo que nem tinha no mapa. Como jà era 12h, resolvemos entrar para ver se havia comedor.
Apesar de ser um pueblo pequeno e sò haver um comedor, Sica Sica conta com muitas casas do Poder Judiciàrio e governamentais, que contrastam bastante com as casinhas de pau a pique. Dividimos um prato e uma sopa e seguimos.
Igreja muito antiga de Sica Sica.


Governo e poder Judiciàrio de Sica Sica.

Com 50km, chegamos a Patacamaya. Resolvemos dividir um pratinho para segurar a fome e seguimos.
Com 70km chegamos em Ayo Ayo. Fomos nos informar sobre alojamento e logo ouvimos "no haaay..."
Ayo ayo, cidade maiorzinha, com alojamento e comedor, ne? Por sorte ainda eram 16h30 e ainda tinhamos disposicao. Fizemos 10km atè Tholar, onde tinha hotel e comedor.



Este pequeno è o burrinho mas esquisito que jà vi na minha vida, e preciso copartilhar com voces. Dê zoom.



82ºDia - La Paz-LP-Bolivia (65Km)

Saimos cedo para encarar os 70km atè La Paz. Muitas paradas durante o pedal para comer, fazer alongamento, conversar com cicloturista coreano, essas coisas....

Mierda de perro!!
Jurando que tinhamos sido premiados, procuramos e nada. Ao continuar o pedal, vimos que o cheiro desagradavel saia de um entulho de lixo que tinha por ali...





Trilho do trem e pico nevado.



Depois de muitas subidas e descidas, chegamos em El Alto. De novo a 4200m!!! Esta cidade nao tinha nem no mapa, mas sò para atravessa-la foram quase 10km. 10km de muito transito e muita buzina. Ai descobrimos que ela è colada com La Paz, e para chegar em La Paz è sò descer.
O que acontece: La Paz è uma descida sò. O centro de La Paz fica a 3600m e a periferia, a 4200. Ou seja: a cidade è um funil! Aposto que quando chove forte, se tiver cachorro, crianca ou qualquer coisa dando mole na rua, vai pro fim do funil.



Saindo de El Alto, hora de usar as maos e deixar as pernas de folga. Freio pra que te quero!!!! Ladeira, muita ladeira!!! Depois de descer muito, chegamos a um dos centros de La Paz.


A cidade mais diferente atè agora. Muito camelô, muitas lojas... muitas ladeiraas! Muita gente. Muita gente! La Paz è a cidade mais populosa da Bolivia.


Sempre descendo (ou subindo no caminho de volta), nunca plano. Andamos e andamos, mas nao achamos o fim desta descida. Mas ainda quero ver as criancas, cachorros e outras coisas que deram mole na ultima chuva.

Beijo!

11 comentários:

Diários de Uma Bicicleta disse...

esses burrinhos com dread lock sao os melhores!

Anônimo disse...

Vizinha!!!
Hoje to sem ideias para comentarios.
Então fica só no boa viagem e volta logo!!!
Beijão!

Anônimo disse...

Aquilo é um Burrochoro é? huaauhauhauh
Paradinha bizarra!

Anônimo disse...

esquici o ultimo r do Burrochorro!

Simone disse...

Oi!! Acompanhando sempre! Seus comentários são ótimos! Bjs!

Anônimo disse...

Olá Ooma. que burrinho lindo... curta os perros, as crianças tudo que ver diferente, vão render muitas histrias para o seu livro!
A, Piri foi ótimo! tá cada vez melhor, conhecemos o SESC ficamos na Pousada da Geni.

Abraços,Mãe

RC disse...

Uma das coisas divertidas é acompanhar o blog de cá e o blog de lá. é interessante ver as perspectivas diferentes dos mesmos fatos. às vezes as fotos parecem até espelhadas... boa sorte aí na reta final.

Anônimo disse...

até que enfim vejo o blog , continuamos sem internete...mas como sempre adoro ler suas aventuras...bjs Céia

Elson disse...

Vai Paloma. Mesmo com extorção, dor de barriga, frio de rachar. vai..o grande dia chegará Vocês são heróis..ou loucos? beijo

Marcia disse...

Oi Paloma. Vim parar aqui no seu blog absolutamente por acaso. Procurava jornais de Oruro e apareceu o seu Blog. Fiquei encantada. Como admiro gente assim corajosa como você! Eu não tenho muita prática com esses blogs...vc saiu de Brasíia em março? É isso mesmo? Incrível. Se vc lançar o livro ao final da aventura, eu gostaria de ficar sabendo. SE puder me avise. Que sua viagem siga em paz e segurança. Um forte abraço! Marcia de Sampa

Anônimo disse...

Todo sacanage y brincadera

Postar um comentário