La Paz a Puno(Peru)

83ºDia - La Paz-LP-Bolivia (Descanso)

Ai que a gente resolve dar uma volta na cidade... desce, desce, desce, desce... e nunca acaba!! ai a gente resolve voltar pro hotel... pega um taxi!!! Voce acha mesmo que a gente vai fazer o subidao de volta??? Mas neeeem de bicicleta!


Como jà disse, alèm de descida, La Paz tem muita gente, e muito comercio. O que nos gustou muito, pois tem grande variedade de restaurante. Nao que role um feijaozinho...uma farofa... mas tem pizza, hamburguer e carne! Mas claro que o frango ainda è predominante.
As coisas aqui tambem sao muito baratas! Roupas, eletronicos, comida... o mais barato da Bolivia atè agora.






Fàbio descendo.



Parte desenvolvida de La Paz. Aqui nao tem camelo, nem mendigos, nem gente sentada pela rua... As pessoas que andam pelas ruas sao todas brancas, sem nenhum traco boliviano. Me senti atè nas Europa. Predios chiques, ruas limpas... Encontramos um Subway! Sabe hà quanto tempo a gente nao ver nada do tipo? Fizemos questao de comer... 30bolivianos um sandwich de 15cm, enquanto as hamburguesas tipo xtudo, com batata frita inclusa, pagamos normalmente 15bolivianos... caro, mas a gente nao eh de deixar oportunidade passar.


Uma hora voce tà lah em cima... virou a esquina jà estah aqui embaixo. A cidade è toda assim.




84ºDia - La Paz-LP-Bolivia (Descanso)

Dia dos namorados na Bolivia, mas aqui nao tem nada disso! Flagramos sò dois casais de pombinhos curtindo um love:


Eles e a gente.



Hamburguesa com papas fritas.




85ºDia - La Paz-LP-Bolivia (Descanso)

Tinhamos mais algumas coisas pra resolver aqui em La Paz.. como coisas da migracao, encomendas de correio... entao resolvemos ficar mais atè amanha.


Mulheres vendendo paes nas ruas de La Paz. Nao và pensando que eh como nosso pao frances. Que alem do gosto bem diferente.. ele è oco por dentro. E faz ter muitos gases. Demoramos pra descobrir que era o pao... Depois de passar uma noite dormindo no sofà, o Fàbio foi pesquisar e descobriu que o culpado de tudo è um tal de Bromato, um tipo de fermento que eles colocam no pao e faz peidar a beca.


W3 sul atè o finaaaal!





86º a 88º Dia - La Paz-LP-Bolivia (Descanso)


Ai que a noite eu passei mal. Era um vuco vuco na barriga.... um negocio sabe... que ai nao teve jeito. O dia todo no trono. Era pra vomitar.. era pra tudo! Nao sei se foi um daqueles paes que as mulheres pegam com a mao... nao sei se foi aquele subway caro que guarda verduras da semana passada... o negocio è que nao bateu bem.

Fiquei um dia de repouso.. e outro.. e outro! e nao melhorava. Jà comecei a agilizar a documentacao pro purgatorio.

O bom è que pegamos um alojamento super chique com tv a cabo, com globo e tudo. Assistia desde Ana Maria Braga atè Jô Soares. Nao saia do quarto nem pro cafè da manha cortesia do hotel(o primeiro da Bolivia com cafe da manha).

Cèu ou inferno?




89ºDia - Copacabana-LP-Bolivia (160 en bus)
Como nao melhorei, e nos jah atrasamos um bocado nessa historia de La Paz, decidimos que o Fàbio ia pedalando atè Copacabana e eu ia de onibus.
Mas como que a pessoa que quase desaprendeu a andar ia de bicicleta atè o terminal, carregando a trouxa toda?

Fiz uma manha, e convenci o Fabio a ir de onibus comigo. "voce vai me deixar sozinha num momento como esse?"
Compramos a passagem e em 3h jà estavamos em Copacabana!!

Pôr do sol em Copacabana.



90ºDia - Copacabana-LP-Bolivia (Descanso)


Entao. Copacabana è uma pequena cidade a 7km da fronteira com o Peru, a beira do lago Titicaca. Lago Titicaca è o lago navegavel mais alto do mundo, com cerca de 200km de uma ponta a outra. Voce se sente no mar, olhando o horizonte e nao vendo a outra margem. Muitos passaros voando e nadando, muitos barquinhos!

Fomos fazer um passeio de barco atè a Isla del Sol, por 20bs por pessoa. Uma pechincha!!! Chegando là, tinha que pagar mais 10 pra visitar o museo, mais 10 pra trilha, mas 10 pro guia. Uma facada!!!!

2h de barco pra chegar na ilha. Caminhada de 1hora... muitas historias! Muitos gringos.. ficamos amigos dos turistas bolivianos. Conhecemos mais um casal de cicloturistas franceses.


Tudo comecou hà um tempo atras.... na Isla del Sol!

Plantacao de quinua. Quinua è um grao tipico da cultura Andina. Bolivia è o maior produtor mundial de Quinua. Dizem que faz muito bem pras alturas, que è rica em calcio... na sopa fica otima!

Pico nevado ao fundo. Gringa a frente.



91ºDia - Copacabana-LP-Bolivia (Descanso)

Copacabana è cidade de gringo. Tem mais turista do que nativos. A cidade em si è bem pequena, com casinhas simples e mercadinhos. Jà na rua turistica, bares bem decorados e comida sofisticada. Lojas de artesanatos com casacos, bolsas e bibelos de varios tipos. Meu espirito consumista, que estava dormindo atè entao, despertou como quem desperta de um pesadelo. Queria aqueles casacos, aqueles panos de mesa. Queria comprar presente pra familia. "E quem è que carrega isso, Paloma?" perguntou o Fàbio. Ai eu comprei uma bolsa de pano, que nao pesa nada nada, por 30bs. Que o Fàbio ta usando mais que eu!



92ºDia - Copacabana-LP-Bolivia (Descanso)

Nos arrumamos para sair hoje. Montamos as bagagens, vestimos roupas de pedal....mas na hora de sair reencontramos um casal de cicloturistas suicos que conhecemos, que nos disse que a cidade mais proxima era a 70km. Como jah eram quase 12h, resolvemos deixar para amanha, que a gente sai cedo e chega nesta cidade.

Comemos uma truta deliciosa por 15 bolivianos, e fomos em busca de um hotel mais em conta.


93ºDia - Ilave-PU-Peru (72 Km)
Saìmos cedo, pronto para fazer os 70km. Chegando na fronteira, fomos ao posto de migracao. O cara pediu o papelzinho. Entregamos o que pegamos na migracao do Brasil. Mas o cara falou que nao era aquele. Que aquele??? Ele disse que assim que a gente entrou na Bolivia, tinha que ter pego um papelzinho com a migracao. Acontece que em San Mathias, fronteira com o Peru, nao nos entregaram nada, e sò disseram "Siga!!" Quando nos informamos se precisava de alguma coisa, nos falaram que nao precisava de nada, era sò chegar chegando.
Ai o cara da migracao comecou a tratar a gente como bandido, dizendo que a gente tava ilegal, que na Bolivia tem regras, e agente desrespeitou. "Ta pensando que eh soh chegar arrombando as portas do pais?"
Ai falou que a gente tinha que pagar uma multa de 40dolares cada um. coisa de 600bolivianos ao todo. Confiscou nossa identidade, e disse que soh devolvia quando a gente pagasse essa multa.
Como o unico jeito era pagar, mas nao tinhamos essa plata toda, tive que pedir a minha identidade, pegar um taxi e ir atè copacabana para sacar o dinheiro. Paguei 30bs por um taxi para me levar atè Copacabana. Chegando là, um aviso na porta do banco. "Banco cerrado devido ao Feriado de Aymarà" E domingo là è dia de feriado??? Voltei com o taxi atè a fronteira.
A gente nao tinha dinheiro nem pra pagar essa multa, quanto mais de passar mais dois dias pra esperar o banco abrir. Conversa vai, conversa vem, dissemos que so tinhamos 500bs. O senhor, muito gentil, deixou a multa por 400 mesmo... a gente que è ilegal è?
"Multa" paga, pisamos em territorio peruano. O papel da multa, que o cara jurou que sem esse papel a gente nao entrava no Peru, esta intacto atè agora. 400bs mas leves, fomos na migracao do peru.


Fila na migracao.

Bien Venidos a la Region Puno!!!!


Continuando a viagem, pedalamos 70km ao lado do lado Titicaca. Um frio de lascar!

Chegamos em Ilave!


94ºDia - Puno-PU-Peru (65 Km)


Puno! Cidade na beira do lago Titicaca.
Agora em territorio peruano, jà notamos as diferencas. Os tracos da raca peruana sao bem diferentes dos bolvianos. Ainda morenos, ainda olhos puxados, ainda cabelos lisos... mas o nariz eh bem mais fino, e a cabeca mais estreita. Atè entao estou achando eles mais receptivos... mais educados. Nao dà pra tirar conclusoes precipitadas neh... e isso è muito subjetivo.. mas vamos ver!

Aqui no Peru tem uma coisa que nao existe na Bolivia: Bicicleta tàxi. O taxista vai pedalando um triciclo, e levando as pessoas. Por todas as partes da cidade tem, e eu achei genial! Tem mais destes que carros. No Brasil deviam adotar essa ideia tambem! Faz bem para o taxista, para o bolso do cliente, e a natureza agradece!


Conto mais!

9 comentários:

Diários de Uma Bicicleta disse...

Vamo comer?

Dr Fredy Luna disse...

Eso de la multa en la Aduana me suena a joda, a mi me quisieron confiscar la identidade cuando entre en bolivia y no les di nada. Felicitaciones por estar en suelo peruano, sigo espectante de sus relatos. Um abraco. Fredy

Anônimo disse...

Vizinha, vê se num fica mais doente, cuidado com o que come... Tem que ficar bem pra aproveitar tudo ao maximo. Sempre é bom ter novas noticias de vocês, continuem firmes e boa viagem!!!!
Agora vou lá ver o ponto de vista do fabão!!
=**************

Simone disse...

Oi!! To adorando ler o seu ponto de vista!! Espero que seu espirito consumista tenha acalmado! Saudades!! Estou adorando acompanhar essa aventura, mas ao mesmo tempo to louca p/ vcs voltarem! Bjs!

Anônimo disse...

nossa, que susto em!!!realmente encontramos gente de todo tipo né?To ficando preocupada com alimentação de vcs, tomen mais cuidade, vc tem que ficar forte pois ainda tem uma caminhada longa.Bjs te cuida, fica com Deus.Céia

oops disse...

melhora aí, gata!
toma um sal de fruta. vende ENO aí? hehe

bjooo!

Anônimo disse...

que conversa de multa!
passei o blog pro povo da turma do espanhol!
pessoal adorou!
como está o seu espanhol?
me traz alguma coisa tipo uma pedra, uma folha, uma balinha? sei lá..
besos, pase bien

Tael Michael disse...

Foi mal a sumida minha querida! Final de semestre é brabo! E tamu fechando os detalhes da nossa trip tmb...
Bolivia, é, decicidamente não irei por lá, se de bike conseguiram estorquir grana de vcs imagina de moto, o pessoal sempre diz q é uma "colaboracion" em cada cidade.
Grande beijo e mantenha contato!

Bruno Albuquerque disse...

Passando para parabenizar essa excelente experiencia que vcs vem proporcionando a nós meros navegantes da net !!
muita sorte ai e paz !!!

Postar um comentário